Cooperadores do avivamento

O título desse artigo é controverso. Pode alguém cooperar com o avivamento? Não seria este fenômeno um trabalho exclusivo do Espírito? Sim e não. É exclusivo, no sentido de que parte dEle, e é Ele quem toca os corações e traz a comunidade a um novo mover de Deus. E não, porque é autêntica a participação humana. A igreja pode embargar o avivamento, ou facilitá-lo. E os líderes, definitivamente, possuem um importante papel nisto. Alguns pensamentos:

1. Eu coopero com o avivamento quando busco minha santidade pessoal – A busca íntima de um indivíduo pode determinar o avivamento de toda uma comunidade. É verdade que por vezes você se sentirá sozinho na busca. Não desista. Deus constantemente envia pares, pessoas que pagarão com você o preço da santificação (1 Reis 19:18).

2. Eu coopero com o avivamento quando identifico sua ocorrência e abro o coração – Há portas de avivamento que são embargadas por nós pela crítica. Principalmente quando se trata de um novo movimento, algo que eu não esperava, que foge das minhas raízes originais. Um bom compromisso para se assumir em tempos de avivamento é o de esperar para criticar. Deixe Deus agir, trabalhar em sua igreja, pois ao fechar uma porta pessoal você pode estar fazendo o mesmo com toda a comunidade.

3. Eu coopero com o avivamento quando eu intercedo para que meus líderes sejam cheios do Espírito Santo – Você tem um compromisso espiritual com a sua liderança? Pagar um preço de oração para que Deus fale com alguém é mais difícil e incômodo que criticar. Por isso, geralmente abraçamos a segunda opção. Mas minha própria vida mudou, como líder, em função de orações que foram feitas para que eu mudasse, para que minha visão fosse ajustada à visão de Deus. Isso funciona.

Seja um cooperador do avivamento. Você tem a opção de facilitá-lo, ou de bloqueá-lo. Qual desses papéis você quer ter no Reino?

Terceira Igreja Presbiteriana de BH