Cristão autêntico

“O que significa ser um cristão autêntico? Quais as características desse servo do Senhor? Será que apenas a fé em Jesus o habilita a ser um cristão segundo o que Deus considera padrão?

Para que um cristão faça diferença na sociedade e seja reconhecido como filho de Deus, é fundamental que ele seja um padrão dos fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.

O Cristão autêntico é aquela pessoa que, no ensino de Cristo, nasceu de novo. No evangelho de João, capítulo 3, versos de 3 a 8, estão registradas as palavras de Jesus ao responder a Nicodemos, mestre respeitado em Israel. Esse nascimento ao qual Jesus se refere é um nascimento espiritual, que é chamado na Teologia de Regeneração.

Quando se opera em nós essa transformação, sentimos, desde logo, novos desejos, novos propósitos e novas aspirações. É a mudança do nosso coração que nos dispõe a deixarmos todas as nossas paixões e coisas pecaminosas que até então nos escravizavam.

Depois de regenerada, o orgulho, a inveja, a sensualidade, a crueldade e tantos outros males deixam de povoar nossa alma. Regenerados, sentimo-nos humildes, pacientes e justos. Podemos realmente nos sentir como filhos de Deus, e não mais escravos do diabo. Mortos para o mundo, nos sentimos vivos para Cristo e para todas as boas coisas.

Regenerados, percebemos que estamos unidos a Cristo, e d’Ele recebemos todas as graças e virtudes para vivermos conforme a vontade de Deus, como sarmento ligado ao tronco da videira.

Sem regeneração, toda e qualquer profissão religiosa é hipocrisia, destituída de vida e de realidade. Sem ela, a alma nunca poderá entrar no descanso eterno. A regeneração é portanto, um ato exclusivo do Espírito Santo.”

Rev. Paulo Freire (in memoriam) 1º Pastor da Terceira Igreja (1958-1976)