MAIS DE SEIS dÉCADAS DE HISTÓRIA

Em 02 de fevereiro de 2023 a Terceira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte completou 65 anos em Belo Horizonte, e graças a bondade e sabedoria de Deus em conduzir histórias, muitas pessoas serviram a Ele com seus dons e talentos durante anos, neste espaço, que em tempos passados foi de um pequeno ajuntamento a um incontável número de pessoas, algumas ainda servem ao Senhor nesta casa e outras tantas se espalharam pelo nosso país e até pelo mundo à fora. Como forma de manter viva esta memória, trazemos aqui registros que nos ajudam à contar um pouco da dessa história.

história - texto transcrito de documento de 1997 (imagem 01)

O trabalho teve  início no bairro Pedro II, com a primeira reunião realizada em casa do Sr. Joaquim Alexandre Alves, ex-presbítero da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizontes, à rua Gurutuba, 42, às 15 horas do dia 16 de março de 1952. Presidiu a reunião o sr. Abdênego Lisboa, acompanhado de João Pereira de Almeida, seu auxiliar missionário. Estiveram presentes Da. Josefina Aguiar e suas filhas Corina e Elizarda, Da. Donaira, esposa do Presb. Joaquim Alexandre Alves e algumas crianças, filhos do casal hospedante e filhos de Da. Elizarda.

Além dos primeiros pregadores, Abdênego Lisboa, João Pereira de Almeida e Antônio Martins Ramos, outros foram convidados pelo dirigente do Ponto(1) e pregaram: como o Rev. Paulo Freire, seminarista na época, Oswaldo Profeta, Evangelina, Célia e Ângela Morais, Carlos Costa, Natalício de Barros e outros.

Aos sábados à noite foram organizadas reuniões de oração em casa de Da. Elizarda Guerardi, Da. Amélia Costa e suas filhas Amélia e Marieta contribuíram muito para as aulas dominicais no início. Cultos de bebês foram feitos, com muitas distribuições de folhetos e novos testamentos.

Com a mudança de Elizarda Gerardi para lugar distante, os trabalhos passaram a ser realizados na casa do sapateiro Adilis Nerli da Silva, genro de Da. Dejanira Heringer Rosa, em casa, perto do primitivo Ponto(1), à rua Gurutuba, 36.

Geraldo Couto e esposa passaram a cooperar com o trabalho, que cresceu mais e mais. Da. Josefina Aguiar, pioneira infatigável, queria porque queria ver o Ponto de Pregação transformado em Igreja. Conversou com o pastor sueco da Assembleia de Deus, à rua Uberlândia, 620, sobre a possibilidade de compra do templo que estava à venda, para aí ser instalada a Terceira Igreja.

Após demorada negociação, o templo foi comprado por Cr$500.000,00 no pastorado do Rev. Sabatini Lalli, que, entusiasmado pelo trabalho, chegou até, por suas próprias mãos, fazer os bancos.

Organizada a Congregação de Carlos Prates dia 14 de março de 1957, veio para dirigí-la o consegrado e esforçado evangelista José de Paula. Como oficial, presbítero da Primeira Igreja, continuou Geraldo Couto a dinamizar a Congregação, até que a 2 de fevereiro de 1958 foi transformada Terceira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, por uma comissão nomeada pelo Presbitério Oeste de Minas. Foi a seguinte comissão organizadora: Rev. Sabatini Lalli, Presbíteros Lauro Freire dos Reis e Milton Campos.

Fois assim organizada a Igreja: 120 membros comungantes, 93 não comungantes, presbíteros Oscar Machado, Norival Miguel da Silva e Josias Silva, diáconos Abener Alexandre Alves e Juniel da Cunha.

À reunião este presente o Rev. Paulo Freire, que chegou a pastorear a Igreja por 18 anos, sendo hoje seu pastor emérito.

Hoje(2) somos cerca de 600 membros distribuídos na sede e três congregações.

Após estes 39 abençoados anos podemos dizer: “Ebenezer, até aqui nos ajudou o Senhor”. Aleluia!

Rev. Marcelo Gualberto da Silva e Da. Haydée Silva

(1) Ponto, lê-se "ponto de pregação" (2)Refere-se a 1997, data do documento

Histórico impresso em 1997 - Imagem 01
1º Templo - Ainda original da antiga Assemblia de Deus
1º Templo - Ainda original da antiga Assemblia de Deus - Imagem 2
Culto no local após demolição e início das obras
Culto no local após demolição e início das obras - Imagem 3

pastores na terceira desde a sua fundação

Lista composta apenas dos pastores titulares.

* A partir de maio de 1991 a igreja foi conduzida pelo Conselho.