1Tm 6:7: “Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.”
O que não pode faltar em sua mala quando vai viajar? Quais são os itens que não podem ficar para trás? E se você soubesse que está fazendo sua mala pela última vez, que está indo para um lugar de onde não irá mais voltar, o que você levaria?
Ao falar do amor ao dinheiro e dos males que uma vida centrada nos bens dessa terra podem promover, Paulo nos lembra que, nesta vida, estamos apenas de passagem, chegamos aqui sem bagagem alguma, e nada levaremos destes bens materiais. Por isso não adianta encher sua mala dos tesouros desse mundo, pois na alfândega de seu último suspiro, tudo lhe será confiscado. Para Timóteo, porém, Paulo recomenda um acessório de viagem durante essa peregrinação, “guarda o que te foi confiado” diz o apóstolo.
Existe um item que precisa nos acompanhar nessa jornada, um bem que não pode ficar para trás, esquecido na gaveta das coisas sem valor, o passaporte para a vida eterna, a nossa FÉ no evangelho de Jesus. Cristo fez a boa confissão diante de Pilatos, Paulo nos lembra, diante do governador Jesus disse que seu reino não é desse mundo, logo, aqueles que desejam embarcar para o reino do Filho de Deus devem ter em mãos o passaporte da fé em Cristo Jesus como seu salvador, não confiando nos tesouros desse mundo, mas aguardando as riquezas do porvir.
Neste meio tempo, temos a missão dada pelo Pai, não vivemos para nós mesmos, mas somos “chamados para chamar”, anunciamos que o trem para a eternidade já está partindo, anunciamos a única rota, o único caminho, a verdade e a vida, em Cristo, a esperança da vida eterna, para que os perdidos peregrinos dessa vida embarquem rumo a pátria celestial.
E você? Já tem garantida sua passagem? Espero encontrar você neste destino final.
Jesus te abençoe. Pr. Eduardo Nunes