Tempo de aprender – Lucas 2.52

O que você tem aprendido sobre a Bíblia, sobre Deus e sua ação? Aproveite este momento para resgatar com as crianças os ensinamentos bíblicos da Escola Dominical e do Turma da Hora. Reserve um momento com sua criança, invista em sua vida espiritual!

Estamos no mês de outubro, o famoso mês das crianças! Jesus também foi uma criança e, possivelmente, igual a todas as que temos aqui na igreja e em nossas famílias. Lucas, ao escrever o Evangelho, fez questão de ressaltar o crescimento do menino Jesus. Nesta ocasião, Jesus estava completando doze anos e o texto está intimamente ligado às expectativas e sonhos de uma criança em crescimento como as nossas. “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens”.

O Jesus criança cresceu não como um menino-prodígio, mas como um ser humano igual a nós, exceto no que se refere ao pecado. Ele teve uma infância normal e saudável no convívio com seus familiares e amigos na cidadezinha de Nazaré. Todos os anos, os pais de Jesus peregrinavam à Jerusalém para participar da festa da Páscoa. Desta vez, Jesus completava doze anos e com essa idade, o menino judeu se tornava “filho da Lei” e membro pleno da Sinagoga.
Você sabia que… Jesus passou por todas as etapas da vida de um ser humano?
Para a criança responder: Quais atitudes podemos ver em você que demonstra seu
crescimento?
Ore para que você cresça diante de Deus e dos homens.

O nosso texto diz que à medida que Jesus crescia, ele se desenvolvia em sabedoria. As
perguntas de Jesus deixaram os Mestres da Lei admirados, não eram perguntas tolas e Jesus não debatia com eles, mas buscava um entendimento das questões espirituais com mais profundidade. Um dos aspectos da sabedoria é a saúde mental e Jesus foi uma criança que cresceu em saúde mental.
Você sabia que… a sabedoria produz o melhor uso da nossa capacidade intelectual.
Para a criança responder: O que você tem feito para crescer em sabedoria?
Ore para que Deus abençoe sua escola (professores, amigos, diretores).

A palavra utilizada por Lucas para se referir à estatura pode ter dois significados: estatura física, referindo-se ao fato de que Jesus crescia em tamanho, e maturidade, apontando para o fato de que Jesus se tornava mais maduro a cada dia. Quando temos uma condição de saúde favorável, espera-se naturalmente um desenvolvimento físico e intelectual. Basta se alimentar corretamente e evitar o sedentarismo para ver o crescimento.
Você sabia que… somos pessoas em construção?
Para a criança responder: Como você tem crescido em estatura?
Ore por sua saúde e desenvolvimento.

Agora resta-nos tratar do crescimento em “graça” diante de Deus e dos homens lembrando que nossa meta é sermos transformados dia a dia à semelhança de Jesus, afinal se afirmamos ser cristãos, devemos ser como Cristo. Jesus se relacionava com diferentes tipos de pessoas. Ele atraia a atenção de muita gente e sabia lidar com as autoridades, com os mais velhos e com os menos favorecidos.
Você sabia que… o menino Jesus demonstrava respeito às autoridades?
Para a criança responder: Qual é sua atitude diante dos mais velhos, dos seus amigos e das autoridades sobre você?
Ore para que Deus ensine você a ser uma pessoa cheia de graça.

Ministério Infantil Terceira Igreja