Páscoa, um caminho de reconciliação!

“Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação.” 2 Co.5.18

Como Deus é capaz de reconciliar consigo o homem?

Em primeiro lugar, porque Jesus fez justiça ao morrer na cruz. Não há reconciliação sem justiça e esta foi feita com Jesus se tornando servo e morrendo no lugar do pecador, daquele que não foi capaz de cumprir sua parte no acordo e precisou ser reconciliado. Este sou eu e você! Nossa condição diante de Deus é tão precária que não há possibilidade de uma reconciliação entre as partes, sendo assim Jesus resolveu por si mesmo.

A reconciliação também é possível porque Deus não leva em conta nosso pecado que anestesiando nossa alma e consciência faz com que vivamos sem dar conta da maneira como estamos vivendo. O pecado está muito além de uma conduta moral, mas ao invés de Deus nos deixar à mercê da nossa própria sorte, assume a nossa dívida, não levando em conta nossos pecados, mas nos reconciliando com Ele mesmo através de Jesus.

Tudo isto é um ministério que fica mais evidente quando nos tornamos embaixadores da reconciliação. Após sermos reconciliado com Deus, assumimos o papel de representar Jesus no processo de se reconciliar com os outros através de um amor que nos constrange e reconcilia o homem pecador com um Deus justo. Este é o ministério da Páscoa, da Reconciliação!

Pr. Lemuel Rodrigues