Fato Ou Ficção?

​“para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído. Lc.1.4

Você já repassou alguma mensagem pelo celular sem saber que era falsa? Hoje em dia isso tem se tornado muito comum, são as famosas “fakenews”, e há muitas delas circulando por aí. Por causa disso, muitas pessoas têm desenvolvido uma atitude de suspeição, de dúvida sobre tudo o que se lê ou ouve através desses meios de comunicação, e a bem da verdade, essa postura é correta quando se trata de informações repassadas para nós, é necessário checar as fontes, pesquisar em sites seguros de notícias antes de passar para frente algum conteúdo digital.

Contudo, quando se trata da fé, essa atitude de dúvida e incredulidade já existe há muito tempo, até mesmo nos dias dos apóstolos e autores sagrados. Lucas sabia que, apesar de muitos relatos que circulavam sobre Jesus, ainda havia muitas pessoas que duvidavam da veracidade deles, por isso, ao introduzir seu evangelho, trata de apresentar as razões pelas quais devemos crer nas boas novas de Jesus.

Primeiramente ele nos diz que devemos crer no evangelho por seu testemunho histórico. Lucas fala aqui de suas fontes, de onde vêm essas notícias? Qual é sua origem? E ele nos responde dizendo que o evangelho pode ser confirmado pelas testemunhas oculares e ministros da palavra, isto é, nos dias de Lucas, havia ainda um grupo de pessoas que viram o ministério de Jesus, e podiam dizer sobre a veracidade dos fatos. Hoje essas testemunhas oculares já estão mortas, mas a força do argumento de Lucas nos dá convicção de que o evangelho não é uma lenda, uma mitologia, tudo o que ele diz realmente aconteceu.

Lucas também apresenta seu método de pesquisa, e nos ensina que podemos crer no evangelho por seu compromisso com a verdade. O evangelista fez uma pesquisa pessoal, diz que fez uma acurada investigação sobre esses fatos, o médico se tornou historiador, um investigador em busca da verdade. O evangelho não é uma ideologia ou uma bandeira, ele é a verdade, nosso compromisso não é defender o que nos interessa, mas nos submeter a verdade de Deus revelada em seu Filho, para que ela nos ilumine e nos firme no verdadeiro Caminho.

Finalmente, Lucas nos diz que o evangelho deve ser crido por seu apelo a consciência. Este é o objetivo de Lucas, que seus leitores tenham plena certeza da verdade, não é uma mensagem transmitida em corrente, não é algo frio e impessoal, mas algo que vem do nosso coração, que cremos, vivemos e compartilhamos. Devemos crer no evangelho porque ele nos transforma, molda e confronta para que sejamos a imagem do Filho de Deus. Que essa certeza fortaleça seu coração nos momentos de dúvida e te ajude a permanecer no verdadeiro Caminho.

Jesus te abençoe. Pr. Eduardo Nunes