Auto Pregação

Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” Sl.42.5

 Sim, parece coisa de maluco, mas eu garanto a você que isto irá manter sua sanidade mental em muitas ocasiões. Falar consigo mesmo pode parece algo estranho quando alguém imagina a cena, porém, nós fazemos isto constantemente sem perceber. Já ouvi o pastor Paul David Tripp repetir algumas vezes em suas mensagens a seguinte afirmação: “você é a pessoa mais influente de sua vida, porque ninguém conversa mais com você do que você mesmo”.

Sou inclinado a concordar com Paul. Estamos o tempo todo em uma longa conversa interior, a questão é, qual assunto domina essas conversas? Qual o tom, o teor do que você fala com você mesmo? Hoje quero encorajar você a ler o salmo 42 e 43 para aprender a, não somente falar com você mesmo, mas a pregar para você mesmo. Com isto quero dizer que você deve usar a Palavra de Deus a seu favor, pregando suas verdades para o seu coração, apoiando-se em sua sabedoria eterna para enfrentar suas lutas temporais, exortando, consolando, corrigindo e ensinando para seu crescimento pessoal.

Os salmos 42 e 43 formam uma unidade poética narrando a tristeza de um homem, outrora atuante na adoração pública, que agora estava excluído da comunidade e longe da presença de Deus. Cheio de altos e baixos, estes salmos desnudam nossa alma ao mostrar como a vida é de verdade, que não estamos bem o tempo todo, ficamos abatidos, depois nos reanimamos, para em seguida sentir-nos tristes novamente, contudo, o refrão do salmo é a repetição de uma “auto pregação”, proclamando para si mesmo a razão de nossa esperança, questionando as próprias dúvidas e firmando sua confiança no auxílio do Senhor.

Pregue para você mesmo! Lembre-se de quantas verdades você já aprendeu nas Escrituras, quantas qualidades magníficas do ser e caráter de Deus já brilharam ante aos seus olhos ao meditar em sua Palavra, então pregue-as para você mesmo. Seja uma boa influência para você, quando pensamentos de ódio, fracasso, invejas e outros pecados dominarem sua mente, pregue as maravilhosas promessas de Deus para você mesmo.

Exercite este habito abençoador em sua vida na suficiência de Jesus. 2Co.5.20 nos diz que somos embaixadores de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio, isto significa que não basta repetir “palavras mágicas” para que tudo fique bem, mas, relembrar para si mesmo as Escrituras que testificam de Cristo para nosso consolo e salvação (Jo.5.39), e mantenha a conversa interna sempre saudável.

Jesus te abençoe! Pr. Eduardo Nunes