A Esperança da Nova Jerusalém • Sob Tua direção – Fp 1.27-30

A carta do apóstolo Paulo escrita aos Filipenses, constitui uma das 4 cartas da prisão com o objetivo de fortalecer as igrejas a permanecerem firmes no evangelho de Jesus Cristo.

Em sua carta aos Filipenses, Paulo expressa sua gratidão pela a igreja de Filipos e o como eles demonstraram sua unidade do corpo através das doações, contribuições, solidariedade e cuidado para com o apostolo diante de suas necessidades.

Paulo, ao escrever os vv. 27 ao 30, apresenta algumas características fundamentais para que um cristão mantenha a esperança como cidadãos dos céus para a nova Jerusalém:

Comportamento cristão: A maior arma contra o inimigo não é um sermão inspirador nem um livro poderoso, mas sim a vida coerente dos cristãos. Paulo dá a entender que nos, cristãos, somos cidadãos do céu e que, enquanto estamos aqui na Terra, devemos nos comportar de maneira condizente com nossa cidadania. Ao citar que precisamos viver de maneira digna do evangelho, constitui uma chamada única e exclusiva da boa-nova de que Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou (1Co 15.1-8). Há somente uma “boa-nova” da salvação; sendo fundamental que seja esse nosso comportamento como cristãos.

Contribuição: Como igreja, precisamos caminhar unidos como um time de atletas onde cada pessoa tem seu devido lugar e incumbência, e se cada um fizer seu trabalho, estará colaborando com os demais. Nem todo mundo pode ser capitão ou artilheiro! O time precisa seguir as regras que se encontram na Palavra de Deus. Seu único objetivo é honrar a Cristo e fazer sua vontade. Se trabalharmos todos juntos, poderemos alcançar esse objetivo, ganhar o prêmio e glorificar ao Senhor. Em outras palavras, Paulo lembra, mais uma vez, de que precisamos ser determinados. Quem vive para Cristo e contribui para o evangelho e pratica o “trabalho em equipe” segundo os princípios cristãos, pode ter alegria na vida, mesmo enquanto combate o inimigo.

Segurança: Nos vv. 28-30, Paulo apresenta dois estímulos a todo cristão:
1- v29 – Mostra que as lutas provam que somos salvos; não somente temos a capacidade de crer em Cristo, mas também sofrer por ele.
2- v30 – Nós fortalecer sabendo que outros passam pelo mesmo conflito; ao lembrar aos filipenses que ele próprio está passando pelas mesma dificuldades que os cristãos de Filipos estão enfrentando mesmo estando a quilômetros de distância.

Assim, viver na esperança da nova Jerusalém sob a direção de nosso Senhor Jesus Cristo, permite que tenhamos alegria em meio a batalha, pois produz um comportamento cristão, contribuição e segurança dentro de nós. Que possamos neste momento experimentar a alegria de trabalhar em equipe de maneira a lutar juntos pela fé do evangelho.

Pr. Felipe Abreu