O texto básico para o nosso 4º degrau está em Efésios 4.2, onde Paulo fala acerca da unidade. Para compreendermos melhor o texto, iremos ler a partir do verso 1-3. E veremos que a unidade no corpo de Cristo é o indicativo de Paulo para subirmos esse degrau.

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;

Desse modo, percebemos que Paulo está orientando os irmãos de Éfeso para se manterem unidos pelo Espírito. Mas como isso pode ser possível de acordo com o que lemos?

Em primeiro lugar, devemos lembrar por quem e porque fomos chamados, vide versículo primeiro – "Andeis de modo digno da vocação que fostes chamados". Sendo assim, devemos refletir a imagem de Cristo que tudo suportou por nós, devemos então, suportar uns aos outros da seguinte forma, vide versículo 2.

Em segundo lugar, vamos observar o que Paulo quer dizer com esse versículo 2. "Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor"

Humilde significa – ser mais inferior, mais fraco, mais insignificante do que o outro. Com base nesse significado, será que eu sou assim? Será que você é assim?

Ainda analisando esse versículo, o que significa mansidão? Mansidão significa suave, gentil, agradável. Será que eu e você somos assim?

Ainda, o significado de longanimidade. Longanimidade significa paciência. Mas não é tão simples assim. Essa paciência proposta aqui, possui o mesmo caráter de quando Deus retirava a sua ira de sobre a nação de Israel. Nesse sentido, longanimidade é uma restrição de uma aplicação por exemplo, da ira, ou da punição. Então, ser paciente através dessa perspectiva significa não considerar a ofensa do irmão contra outra pessoa, nem mesmo uma ofensa contra você.

Em terceiro lugar, temos a tarefa que é como nos comportarmos nessa situação, então a solução é: Então, a terceira coisa está no complemento do versículo 2, onde Paulo está dizendo: SUPORTAI uns aos outros com amor e seguindo o versículo 3, com esforço para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Não devemos guardar mágoa ou qualquer rancor. Devemos amar e apaziguar mesmo quando somos ofendidos e humilhados.

Parece que esse degrau é mais alto do que os outros, mas é assim mesmo, nessa caminhada, alguns degraus são mais fáceis, outros mais difíceis, mas em Cristo, nós podemos subir mais esse degrau. Cristo passou por todas essas coisas por nós, isso significa que devemos fazer igualmente quando estivermos nessa posição.

Espero que você não tenha desistido de continuar subindo os degraus, ainda temos alguns pela frente.

A tarefa dessa semana é para você fazer uma análise da sua vida na comunidade cristã. Se você tem sido o humilde, manso, longânime, se tem perseverado na unidade.

Muitas vezes, procuramos encontrar falhas em outros irmãos, e não olhamos para as nossas, mas eu quero encorajar você para olhar para si mesmo. baseado no que estudamos hoje, se o seu comportamento é adequando.

Sei que não é fácil, mas é necessário subirmos mais esse degrau. Fique firme, te aguardo na semana que vem para subirmos mais um degrau. Até lá, Deus te abençoe.

Sem. Ednardo Guimarães

Aplicativo Boletim Terceira Igreja

Fique informado sobre tudo o que acontece na Terceira Igreja, onde quer que você esteja. Através do nosso aplicativo você será notificado sobre as atividades que estão acontecendo, novidades e mensagens, além disso, você tem na palma da mão pastorais para sua edificação, estudos bíblicos, informações missionárias,  chat, motivos de oração e um contato rápido e prático com a igreja e os usuários do app. 

Disponível para Android
na Google Play

Acesse nossos canais, se inscreva e compartilhe!

  • 31 3278-1644
  • Rua Uberlândia, 620 • Bairro Carlos Prates
    Belo Horizonte • MG • CEP 30.710-230