A série de pregações, Conectados na Videira, nos faz refletir a importância de estar, sempre, conectados em Cristo Jesus; uma vida desconexa é uma vida sem brilho.

Não diferente disso, a história da morte do profeta Eli e a sucessão de acontecimento antes de sua morte e após sua morte, nos leva a conectar ao termo: Icabode “A glória se foi de Israel”, declarado por sua nora após a morte do seu marido, Fineias na guerra.

A mães de Icabode simboliza as pessoas cuja vida está sem brilho e desconectada do salvador, achando que Deus não está mais presente. Essa mulher estava parcialmente certa; logo, também estava parcialmente errada. A glória de Deus nunca se afasta de seus filhos, mas estes podem deixar de vê-la.

Quando viu aquela sucessão de fatos (a derrota na guerra, a tomada da arca, a morte do sogro, a morte do marido e o parto prematuro), ela concluiu que Deus tinha se afastado da vida do seu povo e da sua também. No entanto, em seu equívoco, podemos perceber um legado de valor:

  1. Ela nos adverte para o preço do pecado, quando dá o nome a seu filho; Icabode.

Essa é uma lição que precisamos aprender: se pecamos, precisamos ter coragem de admitir que não estamos em comunhão com Deus. Seu sogro, Eli, e seu marido, Fineias, pecaram. Por causa do pecado deles, e a falta de repreensão por parte do profeta Eli, a nação sofreu, a família padeceu.

  1. A mãe de Icabode teve coragem para admitir o erro.

Sua coragem nos convida a admitir que nem sempre nossa infelicidade vem por causa dos outros. Muito do nosso sofrimento vem do pecado, com isso deixamos de ter comunhão com Deus porque nos desconectamos dele. O pecado acaba sendo uma escolha que podemos e devemos resistir para que o brilho do Espirito Santo não seja ofuscado.

  1. A volta para Deus também é uma escolha.

O povo sabia o que não podia fazer, mas fez. Sabia o que deveria fazer e não fez. Conhecemos os mandamentos de Deus. Nosso problema não tem a ver com o verbo conhecer, mas com o verbo obedecer. Cabe a nós uma única escolha, conectarmos em Cristo Jesus.

Quando lemos a história toda ficamos sabendo que a arca voltou a Siló. Por mais que você tenha se afastado de Deus, a falta de comunhão não é definitiva. A arca pode voltar para Siló a qualquer momento. A “arca” pode voltar para seu coração a qualquer momento. Não perca mais tempo, vá busca-la. Por isso, gostaria de convidar você a ter um tempo com Deus neste exato momento. Separe um tempo onde possa se desconectar da internet, TV, correria por alguns minutos e a conectar-se com o Espirito Santo. Dessa forma, você pode voltar a viver e retomar seu brilho junto a videira.

Pr. Felipe Abreu

Aplicativo Boletim Terceira Igreja

Fique informado sobre tudo o que acontece na Terceira Igreja, onde quer que você esteja. Através do nosso aplicativo você será notificado sobre as atividades que estão acontecendo, novidades e mensagens, além disso, você tem na palma da mão pastorais para sua edificação, estudos bíblicos, informações missionárias,  chat, motivos de oração e um contato rápido e prático com a igreja e os usuários do app. 

Disponível para Android
na Google Play

Acesse nossos canais, se inscreva e compartilhe!

  • 31 3278-1644
  • Rua Uberlândia, 620 • Bairro Carlos Prates
    Belo Horizonte • MG • CEP 30.710-230