Degrau 2 – Confissão e Oração

Na semana passada vimos a importância da santidade no cumprimento de uns com os outros. Espero que você tenha subido esse degrau.

Mas também espero que você tenha guardado fôlego para essa semana porque ao que me parece, será bastante puxada, e, sinceramente, não quero que você fique para trás, eu quero que suba mais um degrau.

Então vamos para o 2º degrau: Orai uns pelos outros, para que sareis. Tg 5.16

A partir do versículo 7, Tiago incentiva os cristãos a perseverarem na fé até a vinda de Cristo. Para isso, ele propõe uma vida de harmonia entre os cristãos, caso o contrário, eles seriam punidos no dia do juízo de Cristo. Entendendo as angústias humanas e suas dificuldades, Tiago aponta para o remédio. O remédio é a oração (vv. 13-16). Mas a maior doença que Tiago apresenta é o pecado. O pecado afeta o homem por inteiro. É a oração que salvará, ela produzirá alívio e cura de todo o problema causado pelo pecado.

Tiago então mostra o papel que temos dentro da comunidade cristã que é cuidar uns dos outros. Observe que no versículo 16, Tiago usa dois imperativos: Confessai e orai. É importante constar que: o pecado não apenas separa o homem de Deus, mas aqui no texto, Tiago mostra que o pecado é um destruidor da comunidade cristã (v. 9). O versículo 16 vem mostrar que devemos deixar o pecado através da confissão e em seguida, orar um pelo outro.

O que isso quer dizer? Quer dizer que a comunidade cristã deve cuidar uns dos outros. O apelo para a confissão que Tiago propõe não possui uma intenção de julgamento ou acusação, mas de expor ao irmão a fraqueza pessoal para que ela possa ser tratada por meio da oração. Pelos menos três coisas está em evidência:

1. O cuidado mútuo;
2. A necessidade de abandonar o pecado;
2. O remédio que é a oração.

Tiago é tão fantástico que ele não nos constrange. Ele nos faz essa admoestação, porém, de modo consolador. Ele mostra que crente não é super herói, crente também possui falhas. No versículo 17, Tiago cita Elias como um homem comum e falho, tão falho como nós somos. Tão sujeito aos erros como eu e você, mas Tiago deixa claro também, que foi por meio da oração que esse homem comum, falho e imperfeito pediu a Deus a chuva e o Senhor o atendeu.

Gostaria propor três coisas importantes para subirmos o degrau dessa semana:

1. A primeira coisa é: puxe o fôlego, respire fundo mesmo e suba esse degrau.
2. Se houver necessidade de confessar algum pecado, não tenha vergonha, chame um irmão que seja mais próximo de você e abra o seu coração. Não que esse irmão tenha o poder ou a autoridade para te perdoar, mas ele tem para orar com você e por você.
3. Esteja ciente de que a oração é o remédio que cura o povo de Deus. Portanto, devemos orar. Ore por você, por sua família e principalmente, ore por sua igreja. Ore uns pelos outros.

Vamos cuidar uns dos outros através da oração e do companheirismo na caminhada cristã. Se fizermos isso, subimos mais um degrau.

Deus te abençoe, forte abraço. Eu te aguardo para subirmos mais um degrau na semana que vem!

Sem. Ednardo Guimarães