Aplicando o Evangelho na Vida Devocional

“E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 1Jo.5.14

Você se lembra de algum amigo ou amiga com quem gostava de passar horas conversando sobre qualquer assunto? Talvez você tenha alguém assim hoje mesmo, uma pessoa com quem gosta de estar e falar sobre a vida. Já parou para pensar por que algumas amizades nos oferecem esse prazeroso momento, ao passo que com tantas outras pessoas, temos dificuldades em abrir nosso coração?

Acredito que a grande diferença entre estes dois tipos de amizade é a confiança, ou a falta dela dependendo do caso. O que João está dizendo na conclusão de sua carta é que, se temos a certeza da vida eterna, fundamentada na fé em Jesus, o Filho de Deus, podemos ter um relacionamento com o Pai com a confiança de que podemos nos expressar livremente diante d’Ele.

Isto é o que chamamos de vida devocional, um relacionamento constante com Deus em liberdade, amor e edificação, através da leitura e meditação nas Escrituras, e em oração. Diferente de uma amizade comum, a vida devocional é mais que um momento agradável do dia (ainda que isto esteja certamente incluído no processo), mas algo essencialmente necessário para nós.

Pelo Evangelho, a boa notícia de Jesus e sua obra, aprendemos que não há mais separação entre nós e Deus, Cristo pagou o preço pelo nosso pecado, nos transformando de inimigos para amigos de Deus, sendo assim, não há nada que devemos temer, esconder ou ter dificuldade de expressar diante d’Ele, temos confiança, como diz João, essa é uma das bases da vida devocional.

Se você se sente mal compreendido, solitário, não consegue externar os sentimentos e pensamentos que nutre dentro de si, pare um pouco para pensar no que eu estou lhe dizendo, você tem liberdade e confiança para falar com seu Criador, ouvir sua voz pela Palavra, e pedir, humilde e sinceramente sua ajuda diária. Isto lhe fará não somente se sentir melhor, mas irá mudar sua vida, dar esperança em meio as dificuldades, corrigir seus desvios e santificar suas motivações. Busque hoje mesmo esse relacionamento com Deus e experimente a vida abundante que Ele promete.

Jesus te abençoe! Pr. Eduardo Nunes