Gl 2:20: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”
Dizem que o grande missionário alemão, Jorge Müller, quando já estava avançado em idade, e ainda percorrendo o mundo pregando o evangelho, foi perguntado em uma entrevista “como o senhor ainda consegue fazer isso? Viajar tanto? Qual o segredo de Jorge Müller?” Ao que ele respondeu “o segredo de Jorge Müller é que Jorge Müller já morreu há muitos anos atrás… Hoje já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”.
Somente alguém que verdadeiramente entendeu o evangelho pode afirmar algo assim, tudo bem, você já pode ter dito isso também, ou até cantado canções que citam esse texto, mas será que você realmente sabe o que significa dizer que Cristo vive em você?
Não é algo como ter um cantinho aconchegante na morada de seu coração onde Cristo possa se instalar, como uma visita ilustre, e que você vá nesse cômodo visitá-lo em horas de necessidade, não mesmo! Jesus não vem para viver em nós como visita, Ele vem para ser o dono da casa! Ele não pode ficar restrito a um quarto separado e escondido dos lugares sujos e bagunçados da casa, Ele vem para ter acesso ilimitado e ação irrestrita para mudar toda a decoração interna se necessário. Dizer que Cristo vive em nós, é declarar que nem somos capazes de viver nossa vida, é preciso que Ele assuma o controle e viva por nós, em nosso lugar, isso se chama dependência e é disso que o Evangelho trata, de não confiarmos mais em nós mesmos, mas unicamente em Cristo, dependendo dele para tudo, sim, T U D O! Exatamente como um ramo, que apenas RECEBE a seiva que a árvore lhe dá para assim, e somente assim, produzir algum fruto. Quero te perguntar mais uma vez, você pode dizer que Cristo vive em você? Tem dependido dele a cada instante de sua vida? Não tem agido de maneira independente em muitas de suas escolhas e preferências? Ele já tem mesmo a escritura da casa? Ele é o dono? Ele entra e pode mudar todos os espaços do seu coração? Se não, ore a Ele agora, dê-lhe acesso irrestrito, Ele já possuí, mas peça a Ele para que te ajude a entender e receber o que tem para sua vida, e assim, como um dependente ramo, sua vida frutifique sempre.
Jesus te abençoe. Pr. Eduardo Nunes