Ef 1:10: “de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra;”
Foi Nicolau Copérnico que no século XVI fomentou o debate sobre o centro do sistema solar, a teoria dominante em seus dias, desenvolvida por Aristóteles e reforçada por Ptolomeu, era a “geocêntrica” que propunha a terra como sendo o centro do nosso sistema solar, Copérnico, que só permitiu a publicação de sua teoria após sua morte, propôs o “heliocentrismo”, princípio reconhecido nos dias atuais, tendo o Sol como centro do sistema solar. O assunto foi pauta de muitos debates e motivo de muitos serem queimados na fogueira da igreja naqueles dias. Triste traço de nossa história, não somente pela crueldade e autoritarismo, mas pelo fato de um assunto periférico ocupar o lugar de assuntos tão mais relevantes.
Mais importante que falar sobre o centro de nosso sistema solar, Paulo trata do “centro de tudo”, o ponto onde tudo se converge, os tempos, a história, o mundo, todo o universo, até mesmo as coisas do céu. O ponto para o qual as Escrituras sinalizam desde Gênesis e exalta até Apocalipse. O ponto onde nossas vidas se encontram, todas as pessoas, de todos os tempos, e aquelas que ainda irão nascer, o ponto onde todos podem se encontrar ou se perder. O ponto mais importante da existência, que Deus aprouve revelar “na plenitude dos tempos”, isto é, no tempo determinado, na encarnação do próprio Deus, Jesus, Aquele no qual tudo se converge, o centro de tudo, o mais importante para nós. Ser cristão é entender essa verdade transcendente, é ter Cristo como o centro de tudo, por que dele, por ele e para ele são todas as coisas. É viver a partir d’Ele e, ao mesmo tempo, nos encontrarmos n’Ele, reconhecermos seu profundo amor, eterno amor, e supremo propósito para nossa vida.
Sei que muitos assuntos secundários ocupam sua mente hoje, mas quero que você pense no principal, no assunto mais importante, Jesus, quem Ele é para você, você acredita em seu amor? Já entregou sua vida a Ele? O centro de todas as coisas, veio a esse mundo por você, que nada então seja mais importante em sua vida.
Jesus te abençoe. Pr. Eduardo Nunes